zonadepropulsao.redelivre.org.br http://zonadepropulsao.org Zona de Propulsão Fri, 27 Mar 2020 04:21:17 +0000 pt-BR hourly 1 http://zonadepropulsao.org/files/2019/06/cropped-favicon-32x32.png zonadepropulsao.redelivre.org.br http://zonadepropulsao.org 32 32 Maratona reúne pessoas com deficiência para desenvolver projetos de tecnologia acessível http://zonadepropulsao.org/2019/07/21/maratona-reune-pessoas-com-deficiencia-para-desenvolver-projetos-de-tecnologia-acessivel/ http://zonadepropulsao.org/2019/07/21/maratona-reune-pessoas-com-deficiencia-para-desenvolver-projetos-de-tecnologia-acessivel/#respond Sun, 21 Jul 2019 16:04:22 +0000 http://zonadepropulsao.org/?p=1963 Codificador eletrônico para Braille, mobilidade interna em espaços públicos e privados, mapeamento de serviços culturais acessíveis, plataformas para reduzir as distâncias entre candidatos com deficiência e empresas e facilitar a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho foram os projetos desenvolvidos no Hackaton Tecnologias Acessíveis, realizado no Rio de Janeiro, neste final de semana.

A maratona, realizado pelo Elaborando, o MAIS, a Mídia NINJA com o apoio da Fundação Ford, contou com a participação de mais de 30 pessoas, entre elas pessoas cegas, surdas, com deficiência física e intelectual. Ainda estiveram presentes diversos mentores que colaboraram com a prototipação e jurados que selecionaram 2 projetos para receber o prêmio de R$ 10 mil e que será destinado a realização das ideias vencedoras.

Igor Kelvin Ferreira de Moura, aluno de engenharia no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET) do Rio de Janeiro fez parte de um dos time que desenvolveu um dispositivo mecânico que, por meio de vibração, representa letras do alfabeto Braille, resolvendo a falta de acessibilidade dos surdocegos à informação da web. Para isso, ele, João Victor de Oliveira Troncoso, também aluno do CEFET e Milena Barroso Silva, técnica em publicidade e designer, utilizaram-se do arduino para interpretar o texto recebido pelo porta serial e, por meio de código, enviar sinais para que os motores representem a mensagem codificada da vibração dos pontos da cela Braille.

Projeto Codificador Eletrônico para Braille. Foto: Mídia NINJA

“Há sempre pessoas envolvidas com tecnologia e desenvolvimento, como eu e outros que estão aqui, e a gente se sente vivo e útil quando produz. É importante este tipo de evento para pegarmos o que sabemos e criar uma solução que gera um impacto real na vida das pessoas. E isso só foi possível graças ao Hackaton”, considera Igor sobre a importância do Hackaton.

O outro projeto vencedor desenvolveu uma plataforma para facilitar a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho. O entendimento desses locais sobre as características, competências e potencialidades das pessoas com deficiência pode ser melhorado a partir do mapeamento de acessibilidade, guia de comunicação acessível, terminologias, além de conteúdo dinâmico com características inter-relacionadas das pessoas no referido ambiente. O projeto se chama “Trabalho para todos” e foi desenvolvido por Daniel Gonçalves, Helena dos Anjos Dias, Juliana Lopes Gonçalves, Julinete Vieira da Fonseca Santos e Laís Silveira Costa.

Daniel Gonçalves. Foto: Mídia NINJA

Para Daniel Gonçalves, produtor de cinema, foi sua primeira experiência em um Hackaton. “Foi bem produtivo, tanto o projeto que eu participei quanto os demais, que foram muito bons e muito variados e trouxeram soluções para web, aplicativos, plataformas digitais, leitor de braille eletrônico. Foi muito interessante”.

Os projetos selecionados terão 4 meses para serem desenvolvidos, com a mentoria e acompanhamento do Elaborando, Mídia NINJA e demais parceiros das áreas de tecnologia, acessibilidades e pessoas com deficiência. Em breve será lançado um edital público que abrirá vagas para que outras pessoas se agreguem a estes dois times e aumente ainda mais a quantidade de pessoas envolvidas!

E, para fechar, no marco do Hackaton a Mídia NINJA em parceria com a Audima, torna seu portal acessível por meio da instalação de um player que converte os textos do seu site para áudio automaticamente.

]]>
http://zonadepropulsao.org/2019/07/21/maratona-reune-pessoas-com-deficiencia-para-desenvolver-projetos-de-tecnologia-acessivel/feed/ 0
Em parceria com Audima, NINJA ampliará acessibilidade com conteúdo em audio http://zonadepropulsao.org/2019/07/20/em-parceria-com-audima-ninja-ampliara-acessibilidade-com-conteudo-em-audio/ http://zonadepropulsao.org/2019/07/20/em-parceria-com-audima-ninja-ampliara-acessibilidade-com-conteudo-em-audio/#respond Sat, 20 Jul 2019 15:26:25 +0000 http://zonadepropulsao.org/?p=1953 Vivemos na sociedade da informação e da produção de conteúdo em tempo real. Um dos marcos desta era se encontra no acesso e utilização das tecnologias de informação e comunicação. Estas tecnologias devem portanto estar disponíveis ao maior número possível de cidadãos evitando-se assim a exclusão social.

Segundo o último Censo do IBGE, o Brasil tem cerca de 35 milhões de habitantes com baixa ou média visão, mais de 47 milhões com presbiopia, a famosa vista cansada, e aproximadamente 56 milhões de analfabetos e analfabetos funcionais. Essa dificuldade de ver ou de apreender o que está escrito gera uma barreira de acesso à informação e ao conhecimento e, consequentemente, ao desenvolvimento do potencial humano.

 

Esta semana, a Mídia NINJA fechou a parceria com a Audima, uma ferramenta que usa inteligência artificial para fazer com que textos de nosso site também possam ser ouvidos. A Audima busca impactar o mundo usando a tecnologia de forma positiva, inteligente e escalável, criando tecnologia para que o conteúdo escrito da internet também possa ser ouvido de forma simples.

Inclusão digital significa democratizar o acesso às tecnologias da informação, permitindo a inserção de todos na sociedade do conhecimento. E isso significa ampliar o acesso aos meios de comunicação, a formas de obter aprendizado, e, consequentemente, a melhores condições de vida e sustento. É possibilitar que todo indivíduo tenha meios de exercer seus direitos e desenvolver a plenitude de seus potenciais humanos.

 

Hackaton Tecnologias Acessíveis. Foto: Mídia NINJA

Ainda, neste final de semana, 19 e 20 de Julho, o Elaborando, o MAIS, a Mídia NINJA com o apoio da Fundação Ford, realizam no Rio de Janeiro o Hackaton Tecnologias Acessíveis. Uma maratona que mistura, remixa e potencializa os conhecimentos de agentes vinculados a acessibilidade e inovação e busca colaborar no processo de construção de soluções para dois desafios: apoiar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, e estimular que organizações e seus projetos sejam mais acessíveis.

]]>
http://zonadepropulsao.org/2019/07/20/em-parceria-com-audima-ninja-ampliara-acessibilidade-com-conteudo-em-audio/feed/ 0
Maratona no RJ vai debater e elaborar projetos em tecnologias acessíveis http://zonadepropulsao.org/2019/07/17/maratona-no-rj-vai-debater-e-elaborar-projetos-em-tecnologias-acessiveis/ http://zonadepropulsao.org/2019/07/17/maratona-no-rj-vai-debater-e-elaborar-projetos-em-tecnologias-acessiveis/#respond Wed, 17 Jul 2019 15:58:13 +0000 http://zonadepropulsao.org/?p=1961 São inúmeras as barreiras que continuam a limitar a participação plena de Pessoas com Deficiência (PCD) no ambiente escolar, em casa ou no trabalho. É preciso gerar urgentemente mudanças transformadoras e inclusivas para mais de 45 milhões de PCDs brasileiros, que representam 24% de nossa população.

O Elaborando, o MAIS e a Mídia NINJA, com o apoio da Fundação Ford, realizam nos dias 19 e 20 de julho, no Rio de Janeiro, o Hackaton Tecnologias Acessíveis, com o intuito de dar passos significativos e fomentar o desenvolvimento de soluções para a inclusão de PDC’s no mercado de trabalho e também no acesso a conteúdos. A maratona mistura, remixa e potencializa os conhecimentos de agentes vinculados a acessibilidade e inovação.

Daniel Peixoto é um dos mentores do Hackaton e é sócio da produtora SeuFilme. “Meu Nome é Daniel”, seu primeiro longa-metragem, é um documentário em primeira pessoa sobre sua busca do diagnóstico que causou a deficiência que afeta sua coordenação motora. O longa (trailer abaixo) foi exibido em diversos festivais nacionais e internacionais e está qualificado para o Oscar 2020.

 

Para Daniel “tecnologia e inclusão andam de mãos dadas. Se não fosse a tecnologia da época eu não teria começado a escrever, e eu fui alfabetizado usando uma máquina de escrever há 30 anos atrás. Então inclusão e tecnologia andam sempre de mãos dadas e precisam ser usadas dessa forma para poder incluir o maior número de pessoas em diversas condições”.

Maria Antonia Goulart, co-fundadora do Movimento Down compreende que “o hackhaton é uma oportunidade de conectar pessoas com e sem deficiência e de forma colaborativa produzir caminhos para reduzir barreiras para o acesso de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho”.

A tecnologia não é mais uma área específica. Ao permear por todos os universos, se faz necessário aprender a usar as ferramentas digitais à disposição, é fundamental que não seja excludente. Pelo contrário, “as tecnologias acessíveis colocam a pessoa com deficiência em pé de igualdade, aumentando suas oportunidades e acesso à informação e conhecimento”, conclui Branca Schulz, gestora da NINJA Hacker Space.

SERVIÇO
Data: 19/07 das 18h às 22h e 20/07 das 9h às 18h
Local: Rua Teotônio regadas, 26 SL 101, Rio de Janeiro, Lapa
Vagas limitadas: 20 inscrições
Dúvidas: elaborando@elaborando.cc
A confirmação dos inscritos será realizada por e-mail

]]>
http://zonadepropulsao.org/2019/07/17/maratona-no-rj-vai-debater-e-elaborar-projetos-em-tecnologias-acessiveis/feed/ 0
#AoVivo – Acompanhe o Hacker Aqui sobre Realidade Aumentada http://zonadepropulsao.org/2019/07/16/aovivo-acompanhe-o-hacker-aqui-sobre-realidade-aumentada/ http://zonadepropulsao.org/2019/07/16/aovivo-acompanhe-o-hacker-aqui-sobre-realidade-aumentada/#respond Tue, 16 Jul 2019 14:39:53 +0000 http://zonadepropulsao.org/?p=1921 A realidade virtual e a realidade aumentada são duas tecnologias que vêm aparecendo em diversos eletrônicos. Apesar do nome parecido, elas possuem características e objetivos diferentes. Esse é o tema do Hacker Aqui – Edição Realidade Virtual, que entrevista Gerson Gomes Cunha, coordenador do Grupo de Realidade Virtual Aplicada do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (LAMCE), do Parque Tecnológico da UFRJ.

Acompanhe ao vivo:

]]>
http://zonadepropulsao.org/2019/07/16/aovivo-acompanhe-o-hacker-aqui-sobre-realidade-aumentada/feed/ 0
Design JAM reúne time interdisciplinar em SP http://zonadepropulsao.org/2019/05/22/design-jam-reune-sp/ http://zonadepropulsao.org/2019/05/22/design-jam-reune-sp/#respond Wed, 22 May 2019 14:15:15 +0000 http://zonadepropulsao.org/?p=410

Foto: Rachel Daniel / Mídia NINJA

Botar a mão na massa, real oficial! Com esse lema, a equipe do Design Ativista realizou mais um encontro em São Paulo para imergir no desenvolvimento dos principais projetos da rede. A Design JAM reuniu times interdisciplinares, de desenvolvedores ligados direta ou indiretamente à área do design, para criar soluções estéticas para questões diversas da sociedade contemporânea.

O evento ocorreu neste final de semana, 25 e 26 de maio, em São Paulo, na Casa Ideafixa.

“É muito bom ver como os projetos estão avançando, muitos apresentando resultados acima do que a gente imaginou”, afirmou Rafaela Palma, da equipe do Design Ativista. “A Design JAM possibilita a materialização de uma ideia, você conseguir ver de modo palpável coisas que ficaram para o futuro e agora estão começando a ganhar forma, isso é muito incrível”.

Para montar os times, a Design JAM acionou a equipe de designers ativistas já engajados na rede, especialmente em São Paulo, mas também abriu inscrições que possibilitaram a entrada de mais designers interessados. Além disso, um time hacker ocupou a imersão colocando na roda repertórios voltados à cultura digital e desenvolvimento. Foram ao todo mais de 30 participantes.

“A ideia do Design Ativista JAM é testar um modelo prático com equipes multidisciplinares. Existe um desafio de realmente criar atividades e meios que sejam práticos. Ideia todo mundo tem”, disse Camila Vieira, da Ideafixa.

“As pessoas chegam apenas com a vontade de fazer alguma coisa que é maior do que elas, ninguém sabe o que vai acontecer. Em algum momento as coisas começam a se nivelar, a energia começa a fluir e a gente fica na mesma sintonia. As mentes começam a trabalhar juntas e com foco”, complementa Camila. “Deu certo, e é muito provável que a gente tenha muitas novas JAMs”.

Foto: Rachel Daniel / Mídia NINJA

O Design Ativista é uma rede articulada a partir da parceria entre a Mídia NINJA e Ideafixa, com o objetivo de fortalecer designers que querem contribuir parte do seu tempo – e de suas expertises – para o engajamento social.

Por conta de disso, o Design Ativista acaba por aliar uma experiência criativa qualificada às lutas sociais e políticas, uma aliança potente nas campanhas de rua que beneficia causas importantes diversas do mundo contemporâneo.

“A gente montou essa iniciativa porque acredita que o design pode estar à disposição das pessoas, para além de uma relação comercial” lembra Camila. “No último ano a gente veio validando essa tese, convocando e conscientizando os designers profissionais para entender que eles podem contribuir com a ferramenta que eles já tem. Ao longo do tempo buscamos maneiras de facilitar esse trabalho, conectando os designers a essas causas”.

 

Foto: Rachel Daniel / Mídia NINJA

Foto: Rachel Daniel / Mídia NINJA

Foto: Rachel Daniel / Mídia NINJA

Foto: Rachel Daniel / Mídia NINJA

]]>
http://zonadepropulsao.org/2019/05/22/design-jam-reune-sp/feed/ 0
Hackaton NINJA alia tecnologia e ativismo em maratona de 30h http://zonadepropulsao.org/2019/05/22/hackaton-ninja-2019/ http://zonadepropulsao.org/2019/05/22/hackaton-ninja-2019/#respond Wed, 22 May 2019 14:13:43 +0000 http://zonadepropulsao.org/?p=408 Frameworks, mokups, fluxogramas, telas e muita mão no código! Nas últimas 30 horas o time do Hackaton NINJA, realizado em sua Casa Coletiva no Rio de Janeiro, imergiu no desenvolvimento de projetos de inovação vinculados a cultura, ativismo e comunicação. A maratona reuniu designers, UXs, desenvolvedores, gestores de projetos, empreendedores e produtores de conteúdo neste último final de semana, de 17 a 19 de maio.

No primeiro dia de Hackaton, foram apresentados os principais projetos de aplicativos que a Mídia NINJA vem desenvolvendo de mobilização social, envolvendo música, design, georreferenciamento, política, mídia e participação.

“A ideia é desenvolvermos coletivamente os projetos NINJA que já estão estruturados e que já validamos em nossa trajetória”, disse Branca Schulz, gestora da NINJA Hacker Space.

“São aplicativos que buscam empoderar a sociedade civil dentro de seus territórios, fazendo o cidadão se entender enquanto um ativista glocal, se conectando com o mundo e furando a bolha”.

Na dinâmica de maratona, foram dados 30h para o desenvolvimento desses aplicativos em plataforma mobile, separando times e organizando apresentações esporádicas para o restante da equipe. Participaram do hackaton tanto profissionais e estudantes da área de tecnologia selecionados por edital de inscrição, quanto parceiros convidados que já iniciaram o desenvolvimento destes projetos em parceria com a NINJA.

Foto: Mídia NINJA

Uma das mentoras que colaborou na condução da maratona foi a empreendedora Paula Marques, de São Paulo, que tem se somado à NINJA na elaboração da plataforma de música.

“Eu já conhecia o Fora do Eixo e me reaproximei esse ano, na Feira da Música de Fortaleza. A Feira gerou a Zona de Propulsão que foi uma experiência incrível”, disse Paula.

Clique aqui e veja como foi a Zona de Propulsão durante a Feira da Música em Fortaleza (CE) em fevereiro deste ano.

Desde então, a Zona de Propulsão ganhou força, tornando-se um importante centro tecnológico de desenvolvimento dos projetos NINJA, lançando o primeiro Hackaton do ano entre outros eventos.

Participaram ainda desenvolvedores atuantes em diversas áreas, como Aline Bezzoco, desenvolvedora que gere um projeto de ampliação do protagonismo de pessoas na tecnologia e criou o aplicativo “Tá Tudo Bem”, de prevenção ao suicídio. São Paulo esteve bem representada com um time de 8 participantes, desde programadores a integrantes do Design Ativista.

“Os projetos foram todos pensados a partir da lógica do software livre e montamos uma equipe pensando em aproximar e fortalecer uma comunidade de desenvolverdores e outros agentes, como UX, empreendedores”, disse Cláudia. “A ideia é que eles possam, a partir de seus territórios, colocar nos projetos a sua impressão digital, com participação e transparência”.

A agenda da Zona de Propulsão e NINJA Hacker Space não para. No próximo final de semana, São Paulo irá receber na sede do Idea Fixa o Encontro Design Ativista JAM que terá um foco específico no @designativista, um dos projetos mencionados no Hackaton NINJA. Outras imersões e encontros também já começam a ser planejados para divulgação em breve. Acompanhe!

 

]]>
http://zonadepropulsao.org/2019/05/22/hackaton-ninja-2019/feed/ 0
Dos games às startups: saiba tudo o que vai rolar na Zona de Propulsão em SP http://zonadepropulsao.org/2019/04/11/dos-games-as-startups/ http://zonadepropulsao.org/2019/04/11/dos-games-as-startups/#respond Thu, 11 Apr 2019 13:09:08 +0000 http://zonadepropulsao.org/?p=449 Fique por dentro das novidades da programação da Zona de Propulsão em São Paulo, mais uma atividade da NINJA Hacker Space em parceria com a IdeaFixa. Esta será uma versão pocket da grande maratona da Zona de Propulsão realizada pela Mídia NINJA junto a hackers, desenvolvedores, gamers e outros especialistas e usuários das tecnologias digitais. O evento será realizado nos dias 13 e 14 de abril, na sede do IdeaFixa (Rua Uruana, 154, Vila Mariana, SP capital).

As Cidades inteligentes sob o ponto de vista da ficção científica, com Tatiana Barros

Tá a fim de descobrir quais as tecnologias que Black Mirror, Blade Runner, Altered Carbon, Love Robots & Death e vários outros filmes e séries de ficção científica têm em comum? No papo com Tatiana Barros, ela irá pontuar autores e tendências tecnológicas, o que já existe e o que ainda é distopia.

Gamificação é o quê?, com André Faure

Vamos falar sobre gamificação? Mas não aquele conceito básico que todo mundo conhece, onde processos pré-existentes ganham uma cara bonitinha e com premiação. É importante entendermos que a metodologia é bem mais complexa, envolvendo elementos que passam desde a estatística até a endocrinologia. A verdadeira gamificação, onde a vida é um jogo, é que deve ser um elemento transformador se aplicada corretamente, diz o CEO da GamePlan, a única consultoria especializada em games no Brasil.

Visão Sistêmica – Estratégia além dos sistemas de informação, com Luciano Carvalho

O impacto dos softwares ou sistemas de informação não pode ser medido com tanta precisão uma vez que ele depende das relações que o software vai estabelecer com diferentes grupos de usuário, ou com outros hardwares ou softwares. É nesse ponto que abrimos o debate para uma visão sistêmica que veja o software como um fragmento de um sistema maior e mais complexo. Tendo o sucesso como objetivo, é necessário um pensamento estratégico, pois sem isso um software com “código” de alta qualidade pode não atingir o impacto ou valor esperado.

Construindo aplicativos seguros, com João Pimenta

O debate visa apresentar como hackers exploram vulnerabilidades de segurança nas plataformas mobile e como os desenvolvedores podem construir seus aplicativos de maneira segura. Serão abordados conceitos técnicos ofensivos sob a perspectiva de um atacante, bem como a postura defensiva na escrita de código e no ciclo de desenvolvimento (SecDevOps), shift security left.

As Startups e a importância da construção da marca, com Bill Martinez

A importância da construção da marca, com presença em multiplataformas, num mundo digital e hiper conectado.

UX Design e responsabilidade social, com Camila Rocun

Um bate-papo sobre como as decisões de ux podem impactar positivamente ou negativamente na vida das pessoas

O evento é gratuito e busca agregar desenvolvedores, UX designers, analistas de dados, game devs, empreendedores e outros agentes do hackerismo para pensar e agir juntos. Não perca tempo e faça já sua inscrição.

👾 SERVIÇO
Data: 13/04 das 14h às 20h e 14/04 das 10h às 21h
Local: IdeaFixa, Rua Uruana, 154 – Vila Mariana, São Paulo
Inscreva-se: http://bit.ly/ZonaPropulsaoSP001
GitHub: http://bit.ly/githubzonapropulsaosp
Vagas limitadas: 20 inscrições
Dúvidas: midianinja@gmail.com
A confirmação dos inscritos será realizada por e-mail

]]>
http://zonadepropulsao.org/2019/04/11/dos-games-as-startups/feed/ 0